O Brasil chega a 129 produtos com certificação de Indicação Geográfica. O mais recente registro foi concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) nesta semana, para a produção de vinhos de inverno do sul de Minas Gerais.
A IG Sul de Minas, como é chamada, se restringe às áreas dos municípios de São João da Mata, Cordislândia, São Gonçalo do Sapucaí, Três Corações, Três Pontas, Campos Gerais, Boa Esperança, Bom Sucesso, Ibituruna e Ijaci.
A produção das uvas para vinhos de inverno é conduzida, sobretudo, pelo método de inversão do ciclo da videira, conhecido como "dupla poda", que se mostra eficiente no Sul de Minas para cultivares de Vitis vinifera tintas e brancas. Essa técnica consiste na realização de duas podas, uma em agosto e outra em janeiro, permitindo que o desenvolvimento e a maturação da uva ocorram durante o outono/inverno, período mais favorável à obtenção de colheitas com índices satisfatórios de qualidade.
O Rio Grande do Sul é o estado que conquistou o primeiro registro brasileiro de Indicação Geográfica, em 2002, justamente para a produção de vinhos finos. Dentro do âmbito de Indicações Geográficas existem duas qualificações, uma de Indicação de Procedência e uma de Denominação de Origem.
No Brasil, apenas dois selos de Denominação de Origem foram concedidos, ambos para o Rio Grande do Sul: Vale dos Vinhedos e Altos de Pinto Bandeira. Nestes casos, o registro exige que o produto tenha características influenciadas pelo território onde é produzido, os chamados terroirs.
No caso de Indicação de Procedência, o país tem 11 produtos certificados: Pinto Bandeira, Vale dos Vinhedos, Altos Montes, Monte Belo, Farroupilha e Campanha Gaúcha no Rio Grande do Sul, além do Vale do São Francisco em Pernambuco e Bahia, Vales da Uva Goethe e Vinhos de Altitude de Santa Catarina, Vinhos de Bituruna no Paraná, e agora Sul de Minas.
Gramado realiza evento que valoriza Indicações Geográficas
Connection Terroirs do Brasil é a maior vitrine de produtos de origem do Brasil. O evento é organizado pela Rossi e Zorzanello com correalização do Sebrae e a próxima edição vai ocorrer de 28 a 31 de maio deste ano, no Centro de Gramado/RS.
Na Rua Coberta, bem no coração da cidade, haverá uma exposição de produtos com IGs como cafés, queijos, vinhos, doces de Pelotas, chocolates artesanais de Gramado, mel, erva mate, além de artesanato, entre outros, e tudo com possibilidade de degustação e compra.
A programação do evento também terá um palco de conteúdos com palestras sobre o certificado e sua ligação com o turismo, além de espaço para network, arena gastronômica e muito mais. Mais informações no site connectionexperience.bom.br ou pelas redes sociais @connection_experience
Texto: Fernando Gusen | fernando@rossiezorzanello.com.br