SUA EMPRESA DÁ DINHEIRO?
Lembra do seu primeiro projetinho, quando começou a pensar em ter uma empresa? Você deve ter até rascunhado algo, em algum lugar.
Quantos negócios já não começaram com uns rabiscos em um guardanapo de um restaurante? Dois sócios empolgados, planejando cada etapa do processo futuro, como se a caminhada de um novo negócio fosse tão simples que coubesse em um papo de poucos minutos (e em um pedacinho de papel).
Eu ainda tenho o meu primeiro plano de negócios da minha escola - porque eu tenho o hábito de rabiscar sempre no mesmo lugar. E lá, num caderninho sem pauta e de capa vermelha, está todo o primeiro plano da Comunidade Um A Menos Na Poupança.
Você lembra do seu primeiro plano? E, se não havia plano, lembra do seu primeiro objetivo quando pensou em ter um negócio?
Por favor, assinale aqui abaixo qual dessas opções mais se parecia com o seu sonho, quando pensou em empreender. Qual dessas frases mais se parece com as frases que você repetia, antes de abrir o seu negócio?
( ) É isso aí!! Agora a gente vai poder trabalhar 18 horas por dia, inclusive sábados domingos e feriados!!
( ) Meu sonho é passar 20 anos atendendo meus clientes, e nem me importa se eu não ganhar dinheiro. Eu sou feliz em usar o limite do banco todos os meses.
( ) O bom mesmo é aquele cliente chato. Quero ser refém dos clientes mais malas, sem nunca poder dizer “não” a eles (ou eu fico sem faturamento).
( ) Dinheiro é irrelevante. A gente vai abrir a empresa só para passar o tempo.
E aí? Quantos pontos você marcou?
Eu repito este teste para empreendedores há mais de dez anos, nas minhas consultorias - e até hoje ninguém fez mais do que zero pontos. Tomara que não tenha sido VOCÊ o primeiro a pontuar.
É claro que você já viu que o teste era uma brincadeira, mas ela tem um grande fundo de verdade. Uma verdade dolorosa. Na imensa maioria das vezes, nenhum empreendedor sonhou com essas frases, mas hoje estas mesmas frases refletem o dia a dia deles.
Você trabalha, trabalha, trabalha… e não vê a cor do dinheiro. Ou, se vê, ainda assim sente que a empresa é uma enorme bola de ferro presa ao seu tornozelo. E ai de você se tentar “demitir” aquele cliente mais chato, reclamão. Ou se tentar passar um mês sem recorrer aos limites da conta do banco.
Era essa a vida que você queria, quando empreendeu?
Já sei, não era. E, se você é um pequeno empreendedor, eu tenho uma grande chance de acertar meu próximo palpite sobre o seu negócio. Grande mesmo. Tá preparado?
- Se seu negócio parar de faturar por 90 dias, ele quebra. E você quebra junto com ele.
Acertei? E que tal mais um palpite?
- Você não sabe exatamente o quanto ganha no seu negócio.
E aí? Se a sua resposta foi “sim”, para qualquer uma das duas afirmações, a gente precisa conversar.
As afirmações que eu fiz acima são um diagnóstico de um problema muito comum na maior parte das empresas brasileiras. E eu poderia chamar este problema de “falta de gestão financeira”, mas isso seria só complicar ainda mais algo que você já acha complexo.
Vamos simplificar? Falta você OLHAR PARA O SEU DINHEIRO. Só isso. Simples assim.
Se você recomeçar a ler este artigo, neste momento, vai perceber como eu cheguei a esta conclusão. Experimente! Leia desde o início, mais uma vez, e eu te espero aqui, neste ponto.
Leu? Entendeu?
Pois é. Você empreendeu para TER dinheiro, e hoje “falta tempo” para cuidar do dinheiro que faz. Ou pior, você nem sabe SE faz dinheiro na sua empresa. Vamos resolver isso? Ou, pelo menos, dar um primeiro passo neste sentido? Prometo fazer o meu melhor para simplificar a sua vida, nessa caminhada.
Você quer que sua empresa gere dinheiro. Vamos começar por aí?
Uma vez que você tenha uma empresa fabricando dinheiro para você, fica mais fácil resolver uma série de outros problemas, não fica? Então, que tal esquecer todas as outras metas, todos os outros problemas, pelo menos por enquanto, e focar nisso: Fazer a empresa GERAR DINHEIRO.
Parece besteira, mas não é. A maioria das empresas (que não conseguem crescer) simplesmente não foca nisso. Assim que entra um dinheiro no caixa, gastam. Inventam uma nova reforma na loja, uma contratação que não era tão necessária assim, um aumento no pró-labore… e a empresa nunca tem caixa.
Anote aí: O CAIXA É O REI DA EMPRESA.
Uma empresa sem caixa é uma empresa no mais absoluto risco da falência, a qualquer momento. Basta uma mudança em uma lei, um problema no seu ponto comercial, uma multa, uma… quarentena. A gente já viu que isso pode, sim, acontecer. E muita gente fechou as portas, porque não tinha caixa.
Mais do que matemática financeira ou conhecimentos sobre contabilidade, gerar caixa é uma questão de objetivo. Você, que empreende, precisa colocar como meta, desde o primeiro dia do seu negócio, que precisa gerar caixa para a sua empresa. Caixa é dinheiro guardado, e não gasto.
Ninguém te contou isso, mas essa é a principal ferramenta de crescimento das grandes empresas: o caixa! Ele te protege de quebrar, garante uma sobrevida do seu negócio em períodos sem faturamento. Mas ele também é uma ferramenta de alavancagem do seu negócio.
A empresa que tem caixa VALE MAIS. E, por valer mais, desperta mais confiança. Tem mais facilidade de se financiar, consegue linhas de crédito com juros menores, consegue a confiança de mais investidores, que estarão dispostos a pagar um preço maior pela empresa.
A empresa que tem caixa é mais estável, e consegue manter seus contratos por mais tempo. Cria uma reputação melhor com clientes e fornecedores.
E não fica à mercê da pressão de fornecedores mais agressivos ou clientes chantagistas. Tem poder de barganha.
Concorrentes? O risco vai ficando cada vez menor (principalmente quando a empresa começa a ter caixa o suficiente para COMPRAR seus concorrentes).
A Apple tem um caixa de 202 bilhões de dólares. O Google, de 169 bilhões. A General Motors tem 38 bilhões.
Aqui no Brasil, a Ambev mantem mais de 6 bilhões de reais em caixa. A Renner tem caixa o suficiente para passar mais de um ano sem vender uma peça de roupa, sem falir.
Porque você acha que grandes empresas fazem isso?
O caixa é o rei. Comece a focar na geração de caixa, e assista seu negócio se transformar. Você vai me agradecer, no futuro.