Nesse mês de abril, comemorou-se, no dia 7, o Dia Mundial da Saúde. E é mais que um grande orgulho ter o Brasil como líder em saúde quando falamos de alimentação. Reconhecido pela agricultura, diversidade de frutas e legumes, é referência mundial no segmento.
Mesmo em uma atualidade imediatista, segundo um estudo da UOL, o país sobrepõe a qualidade a quantidade, sendo um grande exportador de alimentos orgânicos, tudo em razão de priorizar uma produção mais seletiva e resistir a padronização de sabores. Nesse contexto, diversos movimentos, distinções e eventos surgem a fim de ressaltar a importância de uma alimentação mais seletiva.
Assim, a fim de promover uma maior apreciação da comida, melhorar a qualidade das refeições e uma produção que valorize o produto, o produtor e o meio ambiente, criou-se o movimento Slow Food, que propõe uma alimentação mais justa, limpa e saudável e que reconhece a preparação dos alimentos. Seguindo o mesmo viés, surge o selo de Indicação Geográfica (IG), que tem como função principal agregar valor ao produto, proteger e valorizar a região produtora.
Da mesma forma, o Connection Terroirs do Brasil busca dar palco a esses produtos e aos seus destinos de origem. O evento, que ocorre de 15 a 18 de maio em Gramado, irá conectar o Brasil de norte a sul, por meio de conteúdo e experiências sensoriais. “O novo mercado possui um consumidor mais exigente, que não somente busca bem-estar, como também experiência e conhecimento, e o Connection possui tudo isso e muito mais”, comenta a fundadora e CEO do Connection, Marta Rossi.