"Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças". Essa frase não é minha, mas sim do professor americano Leon C. Megginson. E apesar de antiga, nunca esteve tão atual se aplicarmos aos dois anos de pandemia que vivemos. Estamos passando por uma mudança de era, onde a adaptabilidade já não é mais uma opção, mas uma postura obrigatória para a nossa sobrevivência e desenvolvimento.
Falar sobre o futuro pode parecer uma desconexão com o momento presente ou algo visionário demais para alguns. Contudo, aprendi muito cedo na minha caminhada empreendedora que olhando para frente antecipamos problemas e compreendemos as tendências que direcionam a mudança e desenham as novas fronteiras do mundo moderno. Discutir o comportamento humano, os rumos da nossa sociedade e o futuro do planeta nunca foi uma utopia, mas sim o caminho.
É fruto dessa visão que nos últimos dois anos - justamente durante a pandemia - a nossa empresa criou um evento diferente, que evolui a passos largos carregando consigo uma missão valiosa. O Connection alcança a sua quinta edição, dessa vez potencializando as discussões em três eixos inter-relacionados: Cinema, Turismo e Economia Criativa. Uma viagem do universo da ficção à realidade que vai possibilitar um olhar mais profundo para o futuro das viagens e do mundo em geral.
E qual a nossa missão? Levar conteúdo e proporcionar experiências que gerem transformação na vida, na carreira e nos negócios de cada participante. Vejo a Educação como uma ferramenta poderosa que nos prepara para enfrentar toda e qualquer mudança com mais força - sem ela a adaptação se torna um processo árduo e lento.
A tecnologia e a inovação aceleraram processos e exigem de nós um esforço infinitamente maior para assimilarmos as informações que recebemos e transformá-las em conhecimento. Por isso, debater tendências está na razão de ser do Connection. Desta vez, em maio, traremos importantes nomes para trazer à pauta temas como viagens espaciais, nômades globais, cidades inteligentes, sociedade líquida e economia criativa, por exemplo.
Escolhemos um cenário digno de espetáculo e futurismo para receber as nossas palestras: o Palácio dos Festivais, em Gramado, fazendo uma importante conexão com o cinquentenário do Festival de Cinema de Gramado. Ainda por cima, vamos oferecer experiências imersivas em roteiros e atrativos de um dos destinos mais desejados do Brasil a todos os nossos participantes presenciais.
É assim que queremos contribuir com o mundo e despertar em mais pessoas a curiosidade e a busca incessante pelo conhecimento.
–
*Marta Rossi é CEO da Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos, responsável pela organização de eventos como o Festuris Gramado e o Connection. É reconhecida como uma das principais lideranças brasileiras no setor de Turismo e Eventos.