Com a premissa de oportunizar produtores com Indicação Geográfica de todo o Brasil a abrir portas para novos negócios, o Connection Experience promoveu o Networking de Negócios na tarde de quinta-feira. Empresários, sindicalistas e profissionais da área gastronômica participaram de um tour pela Alameda e puderam trocar experiências, conhecer novas iguarias e conversar com produtores de todo o país.
A empresária e Presidente do Sindicato de hotéis, restaurantes, bares e similares de Tubarão/SC e do Litoral Norte Gaúcho, Ivone Ferraz e o Presidente do Conselho Municipal do Turismo de Torres, Ataualpa Lummertz, participaram do Connection e do Networking de negócios pela primeira vez em 2024.
Buscando o melhor desenvolvimento do setor na região, Ivone afirma que eventos como o Connection, que abarcam turismo e oportunidades são ótimos para elaborar novas possibilidades no litoral. “Um evento dessa envergadura, que une empresários, produção e público, é uma experiência que nos possibilita levar novas ideias e aprender a ver as situações por outro ângulo”, comenta Ivone.
Ataualpa ainda fala sobre a falta de conhecimento da população quanto às IG’s do país e o quanto esse assunto deve ser enfatizado cada vez mais. “É muito importante a visibilidade que os produtores ganham em um evento como este. Já falei com o pessoal do arroz de Palmares do Sul, que é da minha região e eu não conhecia”, diz.
As empresárias da região, Fernanda Chies que comanda os restaurantes Empório Canela e Magnólia e Graziela Franzen, proprietária do Containner Bistrot, acompanhadas do Chef de cozinha Laion Ross do Magnólia, também aproveitaram a tarde para conhecer novos negócios e produtores. “Soubemos do Connection pela Abrasel e na hora já soubemos que seria uma baita experiência”, comentou Graziela.
Toda a disponibilidade de novos ingredientes despertou o conhecimento de Laion para a criação de novos pratos."Uma cachaça que eu provei ali poderia ser usada para criar um prato ou até como harmonização de algum doce. Ela tem um aroma tão especial que poderia até ser usada para fazer uma sobremesa".
O grupo ainda passou pelo estande dos doces de pelotas, fizeram a degustação guiada de cafés, conheceram o guaraná tradicional do norte do país, e na hora de ouvir mais sobre o verdadeiro peixe Tambaqui do Vale do Jamari, se encantaram com o processo e o cuidado com o peixe.
"Uma das nossas conquistas é que o Tambaqui cultivado no Vale do Jamari não tem o 'off flavor' de barro. A produção é toda controlada, com tecnologia de ponta e ração adequada, garantindo a qualidade. Estamos nessa jornada há um ano, e já conseguimos expandir o alcance do tambaqui para além da região, com produtos sendo vendidos em outras partes do país.", explica Jaqueline Corradi, representante do Vale do Jamari no Connection.
“Estamos acostumadas a viajar para buscar esse tipo de experiência, e ter um evento como este pertinho de casa, é um privilégio. Conhecer as pessoas, provar os sabores do Brasil e ainda poder adquirir esses produtos e fazer novos negócios, foi muito legal”, conclui Fernanda Chies.
Sebrae anuncia projeto Terroirs do Sul
Iniciativa une Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná no desenvolvimento de Indicações Geográficas.
Em coletiva de imprensa ontem no parque Olivas de Gramado, o Sebrae anunciou o início de um projeto que une o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná: Terroirs do Sul.
A iniciativa quer potencializar o desenvolvimento de regiões e produtores dos três estados do Sul do Brasil a partir de seus produtos de origem. “É uma iniciativa importante, que requer também uma mudança de comportamento. Acho que está na hora de parar de falar que tem o melhor e passar a dizer que tem o único, que tem o diferenciado, que tem o distinto”, afirmou Alan Claumann, Gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae SC.
Helinton Lugarini, produtor de erva-mate em São Mateus do Sul, no Paraná, consultor e integrante da Associação Brasileira de Indicações Geográficas (ABRIG), falou sobre o case do produto no estado. “Fui apresentado para esse tema de Indicação Geográfica em 2012, quando o Sebrae fez um trabalho lá na região e eu conheci esse tema, me apaixonei e por conta disso me tornei a quarta geração de produtores”, contou. Ele ressaltou ainda a importância das IGs não apenas para a sucessão familiar de negócios, mas para o turismo e o aumento de valor agregado dos produtos que, segundo o Sebrae, pode resultar em uma valorização comercial em torno de 50%. Por fim, Lugarini destacou a participação importante da imprensa e dos produtores na divulgação do tema para o conhecimento do consumidor.
Na Alameda Terroirs, feira de produtos que acontece durante o evento na Rua Coberta, sete marcas da IG erva-mate São Matheus estão em exposição para degustação e venda ao público.
“A gente começa a ver que a gente tem similaridades também do nosso jeito de ser entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Então não tem porquê a gente não trabalhar em conjunto. Não tem porquê a gente ter uma proposta única. O que a gente quer aqui é começar a falar do sul, dos terroirs do sul. E é isso que a gente tá lançando aqui hoje, estaremos unidos falando de produtos de Indicação Geográfica do sul”, ressaltou André Bordignon, gestor estadual de Indicação Geográfica do Sebrae RS, reforçou as similaridades dos três estados para a criação do projeto.
Participou ainda do encontro a especialista em Turismo do Sebrae, Amanda Paim, a Gestora estadual das Indicações Geográficas do Sebrae PR, Mabel Guimarães, e o chef Marcos Livi. A partir desta iniciativa, o Sebrae dos três estados do Sul do Brasil passam a trabalhar com este olhar unificado e estratégico para o tema das Indicações Geográficas.
Na ocasião, os jornalistas presentes participaram de uma degustação sensorial de azeites conduzida pelo azeitólogo, mestre lagareiro e sócio-proprietário do Olivas de Gramado, André Bertolucci. O encontro encerrou com um happy hour com produtos certificados no tradicional sunset do parque.
Degustação sensorial de cafés é destaque da Alameda Terroirs
Novidade desta edição, as degustações sensoriais de cafés que acontecem no espaço Café de Origem Controlada tem sido destaque entre o público que visita a Alameda Terroirs do Brasil na Rua Coberta.
Na mesa de degustação, cada participante tem um jogo americano com as marcações do número um até o cinco para posicionar os copos de amostras da bebida e o mapa do Brasil com destaque às regiões certificadas. Ao todo são cinco tipos de café degustados com rastreabilidade e certificação de vários lugares do Brasil.
Os baristas da Lucca Café Especial de Curitiba, Carolina Franco e João Vitor Mingorance, instruem os participantes em cada etapa da experiência. “Uma coisa bem legal da gente evidenciar é que nenhum sabor ou aroma foi adicionado aos cafés, mas sim uma diferença natural do grão, do terroir e da natureza”, comenta Mingorance.
Além do paladar, a experiência sensorial passa pelas texturas da bebida, mais corpulenta ou mais rala, e pelo retrogosto que varia de milho à chocolate passando por flores, caramelo, nozes e laranja. Os níveis de acidez e doçura também foram evidenciados pelos baristas. Todas as bebidas foram torradas à mesma medida e preparados com a mesma quantidade de água.
Outra etapa da experiência passa pela percepção do aroma dos grãos, surpreendendo os participantes. “A percepção depende das nossas referências prévias, o Brasil proporciona muitos sabores e cores diferentes, é algo nosso”, comenta Carolina.
Na ocasião, foram provados em sequência, cafés da região de Garças/SP, Matas/MG, Mantiqueira/MG, Montanhas/ES e Campos das Vertentes/MG.
Ao final, os participantes recebem um cartão com selos dos cafés degustados e uma porção de café moído. Saulo Paschoaletto de Andrade, carioca que está visitando Gramado, conheceu o Connection por acaso e participou do evento com amigos. “A degustação foi muito bacana porque eu e a minha família nunca participamos de uma degustação de café, foi uma experiência nova, muito enriquecedora. O café da Mantiqueira foi o meu favorito, já estou mais acostumado por causa da questão do sensorial cítrico e frutado. Achei fantástico”, afirmou Saulo.
Além das degustações, o espaço dedicado ao café conta com 13 Indicações Geográficas para apreciação e compra durante todo o dia na Alameda Terroirs.
Escola Ninho, de Gramado, leva alunos ao evento
A Escola de Educação Básica Ninho, de Gramado, participou do Connection Terroirs do Brasil. Mais de 75 alunos, além de professores da instituição de ensino, assistiram às palestras promovidas no Palácio dos Festivais.
O objetivo, de acordo com a professora Carolina Oiagen, é de posteriormente realizar atividades curriculares sobre o evento. “Acho que todo conhecimento é importante, principalmente nessa área. Sou professora de Biologia e acredito que o evento vai ser bem importante para complementar o conteúdo que eles estão vendo”, comenta.
Pastoral do Menor Adolescente (PAMA) está presente na Rua Coberta
A Pastoral do Menor Adolescente (PAMA), de Gramado, projeto social com 20 anos de atuação e que acolhe adolescentes oferecendo oficinas em contraturno escolar, está presente no Connection Terroirs do Brasil 2024. No espaço da PAMA na Alameda Terroirs estão à venda peças de decoração produzidas pelos alunos do projeto no valor de R$ 18 cada com renda direta para a instituição.
Inclusão e oportunidades marcam a segunda manhã de palestras no Connection
Entender o turismo em sua magnitude e mudar a estratégia levando os turistas diretamente às propriedades dos produtores foi o tema da palestra de Milton Zuanazzi, diretor de Projeto do Ministério da Reconstrução do Rio Grande do Sul
Ele destacou a importância de não só falar de terroir, mas, de pensar em formas para que os produtores possam sobreviver dos terroirs. Nesse sentido, oportunizar que os produtores possam vender em suas propriedades sem tributos, fazer a divulgação do destino junto com o seu produto de origem ou terroir e garantir renda e qualidade de vida para esses produtores são soluções. “O Connection precisa ser exaltado por isso, porque ele permite que experimentamos os produtos do Brasil”, disse. Zuanazzi ainda deu destaque o Projeto de Lei 1.829/2019, que atualiza a Lei Geral do Turismo 11.771/ 2008, e foi aprovado na última quarta-feira (28). A nova legislação, que aguarda sanção do presidente Luís Inácio da Silva, adapta o setor a novas dinâmicas da atividade turística, como por exemplo, a oportunidade do produtor rural se cadastrar como prestador de serviços turísticos (Cadastur), e assim, ser isento dos tributos vendidos em sua propriedade.
Políticas públicas e propriedade intelectual
As políticas públicas e propriedade intelectual foram temas da segunda palestra da manhã, comandada por Miguel Dall’Orto, coordenador geral de Propriedade Intelectual no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Dall’Orto jogou luz sobre um problema ainda enfrentado quando se trata de terroir: o desconhecimento do que é uma Indicação Geográfica (IG) e o combate às falsificações. Ele antecipou o lançamento, em novembro, do projeto Digitalização das IGs de Café para controle e rastreabilidade de indicações geográficas. O recurso, em um primeiro momento com foco na cadeia produtiva de café, conta com 411 municípios e 97.823 produtores participantes, sendo a maioria, 82%, pequenos produtores.
Durante a fala, o especialista destacou a conquista do Queijo Canastra por estar em 34º lugar em um ranking mundial com os 100 melhores produtos. “Os queijos europeus são muito defendidos, muito comercializados e muito valorizados. O que a (região da) Canastra está conseguindo aqui é impressionante. A gente sabe que eles já receberam vários prêmios em mundiais de queijo, mas esse tipo de comunicação de reconhecimento em mídias sociais é muito significativo”, finalizou.
O Desenvolvimento Territorial e a Inclusão Produtiva no Turismo do Rio Grande do Sul, foi o tema abordado pelo secretário de Turismo e Desenvolvimento Rural do estado, Ronaldo Santini.
O investimento de mais de R$ 400 milhões em infraestrutura turística nos 497 municípios do estado, foi o grande destaque de sua apresentação. “Todos têm algo a oferecer no turismo. Se não tem um destino, tem um produto. Se não tem um produto, tem um destino ou atividade dentro do Turismo”, afirmou.
Ele ressaltou ainda o projeto de agroindustrialização dos produtos no Rio Grande do Sul, uma maneira de garantir renda, independência e continuidade da atividade (sucessão familiar), principalmente pelas mulheres e jovens, o que mostra uma mudança significativa no cenário da cadeia produtiva, antes comandada exclusivamente pelos “homens da casa”.
“Hoje as mulheres estão tendo renda e dignidade. Enquanto os jovens estão voltando para as propriedades por verem oportunidades de empreender e ter uma qualidade de vida”, finalizou.
Reforma tributária também foi tema
Desmistificar o regime tributário e fortalecer a presença da sociedade civil nesta área, foi o tema da palestra de Norma Martins, advogada tributarista e idealizadora do “Movimento Tributaristas do Sul”. Para ilustrar a abordagem, ela usou a figura de uma roda gigante para se referir ao sistema do regime tributário.
“Para mim ele é esta figura, ele precisa fazer girar a economia, mas com a atual conjuntura, ele não consegue se estabelecer. Por isso, a reforma tributária do ponto de vista institucional é necessária. Ela não é boa, não é ruim, porque ela está iniciando a sua construção”, finalizou Norma.
Conexão Brasil / Argentina
Ultrapassando mais uma fronteira do Brasil, o Connection abriu espaço para um painel sobre Mendoza, na Argentina. Gabriela Testa, presidenta de Ente Mendoza de Turismo, traçou um paralelo entre a história de Mendoza com a produção vitivinícola local, mostrando como o destino, reconhecido mundialmente pela qualidade na produção de vinhos, vem ganhando destaque como um destino enogastronômico.
Mel do Pantanal
O Pantanal teve seu destaque não apenas com o mel, que participa da exposição na Alameda Terroirs, mas também com a apresentação do case "Made in Pantanal", feita por Kátia Muller, Gestora dos Programas Pró-Pantanal e Territórios Empreendedores do SEBRAE Mato Grosso do Sul. O projeto da instituição funciona como um catálogo virtual da região, apresentando o destino através da sua produção e cultura. O "Made In Pantanal" pode ser acessado em https://madeinpantanal.sebrae.com.br.
Léo Farah: “é na dificuldade que heróis são revelados”
Léo Farah, capitão da reserva do Corpo de Bombeiros e CEO da ONG HUMUS, encerrou os painéis do Connection.
O encerramento dos painéis aconteceu com Léo Farah, capitão da reserva do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, especialista em Gestão de Desastres pela UNESCO e em Redução de Riscos pela ONU. Farah estava programado para abordar o tema "Especialistas no Impossível", mas ao começar sua fala explicou que havia trocado para "Heróis Gaúchos: como superar tempos difíceis", por saber dos momentos vividos recentemente no Rio Grande do Sul.
Tendo participado em grandes operações de resgates no Brasil e exterior, Léo relatou o início de sua atuação no caso do rompimento de barragem em Mariana, em 2015 (ele também atuou em Brumadinho em 2019), e sobre o treinamento para Operações Especiais que os bombeiros passam para estarem capacitados a trabalhar em situações não ordinárias.
"A força do povo gaúcho eu não vi em lugar nenhum. Como essas pessoas, diante de tudo que passaram, ainda tem essa fortaleza? Aí a gente percebe que é nessa dificuldade que os heróis são revelados", contou Farah, recordando de sua recente passagem no Rio Grande do Sul onde atuou à frente da ONG HUMUS, que trabalha em comunidades em áreas de risco de desastres relacionados a eventos naturais extremos.
"Nestes momentos a gente sabe que vai ter dor, mas sabendo que há esperança conseguimos levar um pouco de bondade para as pessoas. Se mantenham fortes e aguerridos", concluiu.
Professor Dr. Jean-Louis Le Guerroué fala amanhã para produtores presentes no evento
Encerrando a programação de conteúdo, na manhã de sábado (31), o Professor Dr. Jean-Louis Le Guerroué da Universidade de Brasília apresenta a palestra “Desenvolvimento dos territórios e inovação” para os produtores presentes no evento. Após a fala de Le Guerroué, haverá uma mentoria com Maíra Santana, Coordenadora Nacional das IGs do Sebrae. O encontro é exclusivo aos participantes e acontece no hotel Laghetto Siena.