Foicom a proposta de provocar conexões entre o trade turístico e a cadeia dosprodutos com certificação geográfica que iniciou a 6ª edição do ConnectionTerroirs do Brasil na noite desta quarta-feira, dia 17, em Gramado.
Nanoite de abertura oficial do evento, que segue até domingo no centro deGramado, as seis fábricas de chocolates que fazem parte da Achoco receberam oselo de Indicação de Procedência, certificando a qualidade e a exclusividade daprodução da iguaria. “Não foi uma tarefa fácil chegar até aqui, oschocolateiros passaram por longos critérios relacionados ao processo dequalidade, de pesquisas e acompanhamento, e isso valeu a pena. As indústrias,além de produzirem o produto símbolo de Gramado, ainda correspondem cerca de20% dos empregos do municípios”, destacou Maurício Brock, vice-presidente daAchoco e CEO do Chocolate Prawer. As certificadas foram: Prawer Chocolates,Caracol Chocolates e Planalto do Grupo Florestal Alimentos, Chococia Indústriae Comércio de Chocolates Ltda, Chocolate Gramadense, Chocolate Lugano e MirohChocolates e Confeitaria Ltda.
Em2002 o setor vitivinícola da Serra Gaúcha - o vale dos vinhedos, foi o primeiroa receber a certificação de Indicação Geográfica no Rio Grande do Sul (RS) e noBrasil. Após 20 anos, o país já possui 102 indicações, reconhecidas pelo INPIno país. “O Sebrae RS está muito identificado com o turismo, a pequena empresaé totalmente orientada a essa pauta, os destinos, a capacitação e qualificaçãosão pautas que nós não podemos abrir mão de trabalhar junto com o poder públicoe com empreendedores. E esse evento traz o acolher de novos produtos e novasideias”, enfatizou Ayrton Pinto Ramos, diretor técnico do Sebrae RS.
As27 indicações geográficas presentes no evento foram homenageadas e receberam umtroféu confeccionado pelo artesão de Gramado, Rogério Machado da Silva. Ahomenagem reconhece o papel das indicações geográficasbrasileiras na valorização dos territórios e na preservação do saber fazer.
Atédomingo, dia 21, o centro de Gramado está voltado ao tema terroirs comexposição e degustação de mais de 30 produtos especiais e únicos certificadoscom Indicação Geográfica e representantes dos seis biomas brasileiros -Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Na Arena Origem Brasil,de quinta a domingo no período da tarde, profissionais da gastronomia vãopreparar pratos especiais com produtos com denominação de origem, o local é naRua Coberta.
Nodia 19, na Sociedade Recreio Gramadense acontece a primeira rodada de negócios entre trade turístico eregiões com indicação geográfica, uma oportunidade para valorização e dotrabalho peculiar de produtores rurais. Representando o Governo do Rio Grandedo Sul, o secretário adjunto de Turismo do Estado, Luiz Fernando Rodrigues,destacou a importância do governo fazer parte do evento. “Quando se fala emaromas e sabores, a sensação de cada produto, o turismo nos apresenta muitaspossibilidades, o evento vem ao encontro daquilo que a secretaria busca,compreender para onde deve ir o segmento e cada região”, frisou.
Oevento, realizado pela Rossi & Zorzanello, tem a grande parceria nestaedição do Sebrae RS, que desenvolve o trabalho de incentivo e desenvolvimentoaos pequenos empreendedores. “Nós nos propusemos a esse novo desafio, o de transformarGramado em uma importante mostra de nosso Brasil de riquezas únicas, cujadiversidade gera produtos incríveis de norte a sul do país, que entregam valore alta qualidade, com identidade e características especiais”, destacou MartaRossi, fundadora e CEO da empresa.
ORio Grande do Sul é o Estado anfitrião do evento que conta com patrocínio daPrefeitura de Gramado, apoio da Sicredi Pioneira, da Achoco e Fecomércio, apoiodas entidades Famurs, AbavRS e AbavSC, Laghetto Hotéis é a rede hoteleira oficiale a Adyltelecon é a internet oficial do evento. Mais informações no siteconnectionexperience.com.br ou nas redes sociais @connection_experience.
Fotos Rafael Cavalli
Eduardo, Marta, AmandaPaim e Ayrton Pinto Ramos