Erva-mate de Machadinho alcança registro de Indicação Geográfica

Agora o RS possui 14 produtos com certificação de IG junto ao INPI. Ao todo, no país, são 128

O Rio Grande do Sul celebra a certificação de mais um produto com o selo de Indicação Geográfica (IG). A erva-mate produzida na região de Machadinho, no norte gaúcho, conquistou o registro na modalidade Indicação de Procedência (IP) junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

A certificação é uma conquista da Associação dos Produtores de Erva-mate de Machadinho (Apromate), responsável por dar entrada no pedido. A região de abrangência da Associação possui uma área de 2.716.868 km² distribuídos em 10 municípios: Barracão, Cacique Doble, Machadinho, Maximiliano de Almeida, Paim Filho, Sananduva, Santo Expedito do Sul, São João da Urtiga, São José do Ouro e Tupanci do Sul.

O reconhecimento abrange as modalidades Chimarrão, Tereré e Chá Mate Tostado, produzidos tanto pelo método industrial quanto pelo tradicional barbaquá.

“Ao comprar produtos com IG, o consumidor tem a garantia da qualidade, da origem e da reputação. Diferenciais que agregam valor e aumentam a competitividade desses pequenos negócios rurais”, enfatiza Hulda Giesbrecht, coordenadora de tecnologias portadoras de futuro do Sebrae Nacional.

Com esse registro, o INPI chega a 128 IGs reconhecidas no Brasil, sendo 99 na modalidade Indicações de Procedência e 29 como Denominações de Origem.

IGS GAÚCHAS – A erva-mate produzida na região de Machadinho é a primeira erva gaúcha a alcançar a certificação de Indicação Geográfica. Com este reconhecimento, o Rio Grande do Sul chega a 14 produtos com este selo exclusivo. Os demais produtos gaúchos reconhecidos são vinhos e espumantes, arroz do Litoral Norte, doces de Pelotas, carne bovina da campanha, couro acabado do Vale do Sinos e chocolate artesanal de Gramado.

Em todo o Brasil, esta é a segunda produtora de erva-mate a ter o reconhecimento do INPI. A primeira reúne produtores de seis cidades do Paraná: Antônio Olinto, Mallet, Rebouças, Rio Azul, São Mateus do Sul e São João do Triunfo.

 

Gramado realiza evento que valoriza Indicações Geográficas

Connection Terroirs do Brasil é a maior vitrine de produtos de origem do Brasil. O evento é organizado pela Rossi e Zorzanello com correalização do Sebrae e a próxima edição vai ocorrer de 28 a 31 de maio deste ano, no Centro de Gramado/RS. 

Na Rua Coberta, bem no coração da cidade, haverá uma exposição de produtos com IGs como cafés, queijos, vinhos, doces de Pelotas, chocolates artesanais de Gramado, mel, erva mate, além de artesanato, entre outros, e tudo com possibilidade de degustação e compra. 

A programação do evento também terá um palco de conteúdos com palestras sobre o certificado e sua ligação com o turismo, além de espaço para network, arena gastronômica e muito mais. Mais informações no site connectionexperience.bom.br ou pelas redes sociais @connection_experience 

Texto: Fernando Gusen | fernando@rossiezorzanello.com.br

Texto: Emater/RS