Aos que, como eu, nasceram nos anos 80 e são chamados de Millennials... fica a impressão de que o mundo impensável que o desenho animado “Os Jetsons” apresentava, enfim, está chegando. Claro, eu não tenho uma Rosie the Robot, que limpava toda a casa e cuidava das crianças... mas quando olho para o meu aspirador de pó portátil inteligente, confesso que é dela que eu lembro.
A tecnologia está por todos os lados, à distância de um clique ou de um piscar de olhos. Hotéis oferecem a experiência de acender e apagar luzes, abrir e fechar persianas apenas com palmas, ou os sistemas inteligentes desde o check-in até o check-out. Ah, e aquele entretenimento inteligente dos quartos totalmente conectado, que já espera o hóspede com personalização de boas-vindas. Sem falar da experiência virtual que faz a gente viajar antes de sair de casa...
A maravilhosa Internet das Coisas. Muitos de nós, de todas classes sociais, temos uma TV inteligente em casa. Pagamos despesas aproximando um dispositivo no pulso e compramos quase tudo online. A realidade líquida está por todos os lados. Eu poderia ficar aqui por muito tempo, só citando as maravilhas tecnológicas do nosso mundo moderno.
Mas é preciso destacar que aquilo que apenas imaginávamos como coisa de um futuro distante, está cada vez mais perto de nós: os carros voadores e as viagens espaciais. O mundo dos Jetsons chegou! Três bilionários na corrida pelo turismo espacial - e em breve, aqui no Brasil, teremos os carros voadores operados pela companhia Azul - transportando passageiros. É ou não é uma cena de filme?
O futuro está na nossa porta, entrando para o cafezinho! A velocidade com que o mercado da tecnologia e da inovação evolui é muito maior do que a capacidade da maioria das pessoas de acompanhar tantos avanços. É fascinante, e ao mesmo tempo preocupante.
O filósofo Bauman, talvez o mais conhecido na temática dos impactos da realidade líquida, discorreu em vários livros sobre os cenários desencadeados pelos comportamentos resultantes de toda essa influência poderosa. Provocações e muitas reflexões nos fazem pensar sobre convivência, relacionamentos, humanidade e desigualdades sociais severas. O admirável mundo novo da evolução deixa em evidência grandes desafios que devemos superar. E com eles temos, ainda, o impressionante marco da convivência multigeracional – com a longevidade das pessoas experimentamos um momento único até aqui: várias gerações vivendo juntas.
Tal fato traz a incrível presença do antigo e do novo, e o intercâmbio de costumes e informações produzindo um rico tecido cultural diverso e múltiplo, em que num mesmo final de semana uma família comum assiste a séries em canais de streaming em sua smart TV, e vai ao cinema mais tradicional de uma capital qualquer para curtir, com o acompanhamento daquela pipoca espetacular cheia de manteiga.
Este momento da nossa história é fascinante. E somos prova disso: o Festuris, uma tradicional feira de negócios turísticos da América Latina, abraçou a tecnologia para fazer o primeiro evento híbrido em 2020, em meio a pandemia da COVID-19. E aprendemos muito com isso, aliás, vamos adotar o gerúndio: estamos aprendendo muito com isso.
Nossa equipe tem pessoas de todas as gerações trabalhando e criando junto. Avançamos no uso das tecnologias, mas não dispensamos o olho no olho, uma boa reunião de negócios presencial e, claro, os abraços tão presentes nos reencontros que a feira promove, ou os apertos de mão de novos ou futuros parceiros comerciais.
Nós vibramos com este mundo! Mesmo ainda cheio de dificuldades e desafios a superar, celebramos a grande criatividade humana. E é com essa motivação que apresentamos a 5° Edição do Connection Experience, que acontecerá de 11 a 13 de maio, em Gramado, com a temática “Da ficção à realidade: o futuro das viagens”.
Teremos dias marcantes onde o palco será do Cinema, do Turismo e da Economia, com uma programação especial que vai comemorar os 50 anos do Festival de Cinema de Gramado, abordando o turismo cinematográfico. No evento traremos grandes nomes do Brasil e do exterior para falarem sobre o futuro das viagens, do dinheiro e a reflexão sobre a influência digital e paradigmas de uma sociedade “líquida”.
Mas as novidades não param por aí: teremos, ainda, um lindo tapete vermelho para receber nossos participantes, que serão as estrelas do evento, e poderão interagir com artistas convidados. A gastronomia e as experiências turísticas por Gramado seguem como parte do roteiro do Connection, e como sempre a cidade mostrará novidades e várias atrações, com muita alegria que é a marca do nosso setor!
Se você também ficou empolgado, saiba mais informações no site do evento: www.festurisgramado.com/connection.
Por Luciana Thomé
Consultora em Gestão do Turismo e curadora do Connection Experience