A produção de bananas na cidade de Luiz Alves, no Vale do Itajaí em Santa Catarina, recebeu do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) a certificação de produto com Indicação Geográfica (IG). O registro ocorreu em 10 de dezembro de 2024, e comisso o Brasil alcançou a 125ª certificação.
O primeiro registro nacional junto ao INPI foi da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (APROVALE), em 19 de novembro de 2002.
“Chegamos a 125 indicações geográficas reconhecidas, mas o Brasil tem um potencial muito maior para expandir”, assegura Hulda Giesbrecht, coordenadora de Tecnologias Portadoras de Futuro do Sebrae. Ela prevê que o Brasil pode chegar a 200registros em dois anos. A Itália, por exemplo, é muito menor que o Brasil em território e possui cerca de 900 produtos reconhecidos.
O selo de indicação geográfica ainda é pouco conhecido, apesar de sua relevância para a preservação cultural e valorização de produtos regionais. O selo permite que o produto certificado tenha um diferencial competitivo no mercado.
As IGs são importantes porque estão ligadas à história de uma determinada produção e funcionam como uma garantia de qualidade, pois atestam que o produto foi produzido respeitando regras específicas, estabelecidas por lei.
As indicações geográficas podem ser de dois tipos: Denominação de Origem (DO) e Indicação de Procedência (IP). A modalidade Denominação de Origem reconhece que a qualidade do produto depende do ambiente e da geografia do local como o café da Serra da Mantiqueira em Minas Gerais e o mel do planalto sul catarinense que possuem características que só são encontradas ali.
Já a Indicação de Procedência é a modalidade que reconhece um local que se tornou conhecido por um produto que é tradicionalmente feito na região. É o caso do Cacau do Sul da Bahia, do bordado filé de Alagoas, na região das Lagoas Mundaú-Manguaba e da Cachaça de Paraty.
CONNECTION TERROIRSDO BRASIL - Entre os principais desafios, está o de ampliar o número de reconhecimento dos produtos com origem e tornar o tema conhecido pela sociedade. E este é um dos objetivos do Connection Terroirs do Brasil, evento que acontece em Gramado e é organizado pela Rossi e Zorzanello Eventos e Empreendimentos, com correalização do Sebrae.
O evento consolidou Gramado como principal vitrine dos produtos de origem no país. A primeira edição do Connection com esta temática reuniu 27 produtores com certificação de IG. Em 2024, o evento reuniu 51 produtores na Rua Coberta. A próxima edição está marcada para ocorrer no centro de Gramado de 28 a 31 de maio de 2025.
“De norte a sul, de leste a oeste, produtores com todos os sotaques brasileiros se
reuniram em Gramado para apresentar e negociar suas produções. Valorizar e reconhecer foram os verbos mais conjugados no nosso evento. Qualidade, exclusividade, territorialidade, turismo, tradição, desafio e saber fazer foram outros termos assíduos em todas as abordagens relacionadas às Indicações Geográficas”, enfatiza Eduardo Zorzanello, CEO do Connection.
IGS PORESTADO
MG: 20
PR: 14
RS: 13
ES: 10
SC: 9
SP: 8
AM: 7
CE: 5
RJ: 5
BA: 4
PA: 3
RO: 3
AC: 2
AL: 2
GO: 2
PB: 2
PI: 2
RN: 2
PE/BA: 2
AP: 1
MS: 1
PE: 1
RR: 1
SE: 1
TO: 1
AM/PA: 1
ES/MG: 1
SC/RS: 1
MS/MT: 1
TOTAL:125
Ao todo, essas 125 IGs registradas no INPI possuem uma abrangência que impacta diretamente 1.722 cidades brasileiras. Entre os produtos, destaque para cafés, vinhos, queijos, mel e artesanato, entre outros.